Oitvo Ano B
Oitvo Ano B

 

 

 

REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rede Estadual de Ensino

ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA

8º ANO


4º BIMESTRE

 


AULA PROGRAMADA PARA O DIA 10 de Novembro de 2011

 

História de MS: O Movimento Divisionista

Fonte: http://www.geomundo.com.br/mato-grosso-do-sul-50116.htm

 

 

O Estado de Mato Grosso do Sul, criado em 11 de outubro de 1977 através de Decreto-Lei assinado pelo Presidente Ernesto Geisel (de origem gaúcha), e implantado oficialmente em 1º de janeiro de 1979, possuía, à época da sua criação, 55 municípios e se constituía na porção mais rica e povoada do antigo estado de Mato Grosso.

Sua criação foi o ápice de um movimento surgido nos anos 30 do século XX e teve momentos críticos, como, por exemplo, a participação dos mato-grossenses da região nas lutas da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, com o fito de obter deste estado, o apoio à causa divisionista.

O movimento divisionista foi conseqüência da influência político-econômica da empresa Companhia Mate Laranjeira, criada pelo gaúcho Thomaz Laranjeira para explorar os vastos ervais nativos existentes na região, documentados por ocasião da demarcação dos limites fronteiriços com o vizinho Paraguay, ao término da Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida no Brasil como “Guerra do Paraguai”.

Contando com a anuência do Império que via na atuação da Cia Mate Laranjeira uma valiosa ferramenta de ocupação e afirmação de soberania brasileira na região, Thomaz Laranjeira praticamente constituiu um “Estado dentro de um Estado”. Sua empresa executava atribuições típicas de um Estado, como o policiamento, cobrança de taxas, emissão de autorizações, imposição de normas e regras de comportamento social, imposição da ordem pública e de proibições diversas.

O poder e a influência da Cia. Mate Laranjeira se estendia por praticamente todo o sul do estado de Mato Grosso, atingindo áreas do oeste de São Paulo e Paraná, além de áreas do Paraguay (em reconstrução após o final da guerra) e também grande poder e influência em setores econômicos de Buenos Aires, Argentina. Esse imenso poder incomodava os políticos e empresários regionais porque engessava qualquer iniciativa capitalista independente da anuência dos burocratas da Mate Laranjeira.

Muitos questionavam esse imenso poder, porém Thomaz Laranjeira possuía aliados no governo que impediam qualquer tentativa de prejudicá-lo.

Investidores que pretendiam adquirir ou ampliar terras, constituir empresas ou mesmo comercializar sua produção, esbarravam na burocracia, no pagamento de “taxas de passagem” (pedágio) e nos “capangas”, geralmente de origem paraguaia, que estavam à disposição da Cia. Mate Laranjeira.

Esse quadro, a distância da capital Cuiabá e o isolamento da região, despertou o sentimento divisionista na elite pensante que percebeu a situação de desvantagem diante do restante do estado e da capital; a renda gerada pela arrecadação de impostos e taxas era remetida à Cuiabá e não retornava na forma de investimentos na estrutura produtiva e no desenvolvimento sócio-econômico do sul.

Durante o período Vargas (1930-1945), os políticos e lideranças regionais tentaram junto ao governo central, por diversas vezes, a criação de um Estado, na área compreendida pela zona de influência da Cia. Mate Laranjeira, porém os seus esforços foram em vão, haja vista a intervenção política de Cuiabá. Por ocasião do movimento constitucionalista em São Paulo, os líderes regionais apoiaram os revolucionários paulistas com o intuito de conseguir o apoio destes à causa divisionista. Muitos jovens da região de Campo Grande, Ponta Porã e Dourados foram combater as tropas federalistas em território paulista, em apoio à Revolução Constitucionalista de 1932 (MMDC – Martins Miragaia, Dráusio e Camargo, estudantes paulistas mortos por efetivos federais e que serviu de estopim à revolução).

Neste período chegaram a criar o esboço de um estado, denominado “Estado de Maracajú”, tendo por capital a cidade de Campo Grande e como “governador”, o ex-prefeito de Campo Grande, o renomado médico Dr. Vespasiano Martins e instalando o palácio do governo no prédio da Maçonaria.

A capital, Cuiabá, rejeita a idéia de divisão, pois temia o esvaziamento econômico do Estado porque a região sul era a mais rica e povoada; os Estados vizinhos, temerosos de que ocorresse igual movimento divisionistas neles, apoiaram os políticos cuiabanos.

Com o término dos combates e a derrota dos revolucionários, os mato-grossenses retornaram para a sua terra e continuaram suas lides diárias; porém o ideal divisionista não tinha morrido e, vez por outra, renascia em inflamados discursos políticos locais. Para evitar o ressurgimento de embates políticos com possíveis combates, o governo federal criou o Território Federal de Ponta Porã, com governo militar.

O Estado de Maracajú concretizou, entre 11 de julho até fins de outubro de 1932, um anseio regional já manifestado desde o início do século XX: o Sul independente do Norte.

Com a redemocratização e com o passar dos anos e o crescimento econômico da região, os movimentos divisionistas se acalmaram.

Durante o governo de Ernesto Geisel surgiram novas vozes políticas que despertaram no Presidente da República o desejo de revisar os projetos de criação de um Estado federal ao sul de Mato Grosso. Após estudos técnicos e entendimentos com os políticos de Cuiabá, em 11 de outubro de 1977 o Presidente Ernesto Geisel assinou o Decreto-Lei nº 31, desmembrando Mato Grosso do Sul de Mato Grosso.

 

(Responder as questões no caderno)

 

DIVISÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

ATIVIDADES:

Atividade 01.

COMPLETE AS FRASES:

- A Região Centro-Oeste hoje é constituída pelos seguintes Estados: ________________________, _________________________ e ___________________;

- As capitais desses Estados da Região Centro-Oeste, são respectivamente: ______________________, ________________ e ________________________;

- O Estado de MS foi criado no dia ______ do mês de _________________ do ano de ____________;

- No ano de 2012 (atualmente) o Estado de Mato Grosso do Sul completa ______ anos de criação;

- o Estado de MS, na época de sua criação, possuía _______ municípios;

- Hoje, o Estado de MS constitui-se de _______ municípios.

- O Estado de MS se constituía de uma porção de terras mais rica e povoada do antigo Estado de ______________________________;

- Pesquise e cite o nome de cada um dos municípios que MS possuía na época de sua criação.

- Pesquise e cite o nome de cada um dos municípios que MS possui hoje.

- Quais os municípios que surgiram de lá para cá?

- Qual o município mais novo? (De criação mais recente).

 

 

 

 

 

 

 


O Mato Grosso do Sul no contexto imperialista

         Segunda revolução Industrial: o imperialismo e liberalismo econômico

        Mato Grosso do Sul – economia, o ciclo da erva mate – (Companhia     Mate Laranjeira), importância política, econômica social e cultural no contexto imperialista brasileiro.

ATIVIDADE PARA AULA DO DIA 06/10/2011 (QUINTA-FEIRA)

HISTÓRIA – Professor Edmar Borges: LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS:

 

FORDISMO: Sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel projetando um sistema baseado numa linha de montagem. O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. O Fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies. Na década de 1980, o Fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo. Enquanto para os empresários o Fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.

TAYLORISMO: Sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. Principais características e objetivos do Taylorismo: Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa; Especialização do trabalhador; Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas; Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho; Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores; Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho; Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade; Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade; Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo; Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades; Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.

RESPONDER:

(Pode ser em uma folha separada com o nome, número, data e série)

 

02 – O que é Taylorismo e quem foi Frederick W. Taylor?

03 – Qual a principal característica do Taylorismo?

04 – Cite dez características que o texto apresenta sobre o Taylorismo.

05 - Quem foi Henry Ford e o que é Fordismo?

06 – Qual era o principal objetivo do Fordismo?

07 – O que foi o Toyotismo?

08 – Quais os pontos positivos (para o patrão) que o Toyotismo apresenta?

09 – Quais os pontos negativos (para os empregados) que o Toyotismo apresenta?

 24-10-2011

CONTEÚDO DA PARTE DIVERSIFICADA:

PARA CONHECER MAIS SOBRE OS ESTADOS E CAPITAIS DO BRASIL,

CLIQUE NOS ENDEREÇOS ABAIXO E VERIFIQUE OS ERROS E ACERTOS.

MARQUE EM QUANTOS MINUTOS REALIZA COMPLETAMENTE A ATIVIDADE.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=191

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=140

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=192

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=812

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=809

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1093

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

 

 




3º BIMESTRE

 

ATIVIDADE SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI

·       O QUE FAZER?

 

FAVOR CLIKAR NO LINK ABAIXO E TRANSCREVER AS INFORAMAÇÕES PARA O SEU CADERNO

 

http://www.suapesquisa.com/historia/guerradoparaguai/

O Brasil no contexto do império

Brasil Império (Primeiro Reinado, Regência e Segundo Reinado): conflitos e avanços políticos, econômicos, sociais e culturais

Mudanças políticas e sociais no final do Império (1840 – 1889)

O Conflito com o Paraguai (causas e desdobramentos para a América do Sul, para o Brasil e para o Mato Grosso do Sul

 

PERÍODO REGENCIAL

RESUMO:

Contexto de conturbações políticas e sociais e elevação de várias revoltas separatistas.

Com a abdicação de D.Pedro temos um problema, pois o herdeiro do trono tinha apenas 5 anos de idade. Conforme as regras da constituição do império, o Brasil seria governado por um conselho de três regentes, eleitos pelo Legislativo, enquanto Pedro de Alcântara não atingisse a maioridade (idade de 18 anos).

Grupos políticos: Restauradores; Moderados e Exaltados

O Parlamento brasileiro estava em férias. Não havia no Rio de Janeiro número suficiente de deputados e senadores para eleger os três regentes que governariam conforme mandava a constituição. Então, os poucos políticos que se encontravam na cidade resolveram, como solução de emergência, eleger uma Regência Provisória para governar a nação, até que se elegesse a regência permanente

A regência provisória tomou posse no mesmo dia da abdicação.

Principais medidas:

ü Readmissão do Ministério dos Brasileiros;

ü Suspensão parcial do uso do Poder Moderador, pelos regentes;

ü Anistia (perdão) às pessoas presas por motivos políticos;

ü Convocação dos deputados e senadores para que, em Assembléia Geral, elegessem a Regência Trina Permanente;

ü Criação de uma lei que impedia os regentes de fecharem a Assembléia Geral;

ü Proibição de Reuniões noturnas.

Regência Trina Permanente

Em 1831, os regentes criaram a Guarda Nacional, com o objetivo de assegurar a estabilidade política do país (milícia civil formada por homens livres, em sua maioria oficiais do Exército, proprietários de terras e comerciantes, burocraticamente controlada e sob estreita supervisão do Estado).

ü Em 1834, foi criado o Ato Adicional (Modificação feita na Constituição brasileira).

ü Criação das assembléias legislativas provinciais, que dava às províncias liberdade para criar impostos e controlar as finanças e o comércio. (No entanto, estas assembléias estavam subordinadas aos mandos dos presidentes das províncias que, por sua vez, eram indicados pelos regentes).

ü Extinção do Conselho de Estado.

ü Substituição da Regência Trina pela Regência Una. O regente seria eleito para um mandato de quatro anos

A Regência Una é vista como uma experiência republicana em um Brasil monárquico.

* O primeiro regente uno foi o padre Diogo Feijó, que governou de 1835 a 1837, quando renunciou. O segundo foi Pedro de Araújo Lima, que governou até 1840.

Fontes: www.infoescola.com/

ATIVIDADE 01:

Elaborar um RESUMO EM SEU CADERNO  SOBRE as revoltas do período regencial: Cabanagem, Balaiada, Farroupilha, Sabinada.
Sites para pesquisa: 
http://novahistorianet.blogspot.com/2009… http://www.brasilescola.com/historiab/pe…

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/brasil_imperio.htm

 

 ATIVIDADE 02:

 

 COMPLETE o quadro comparativo abaixo, e discuta sobre ele com seus colegas.

 

REBELIÕES DO PERÍODO REGENCIAL

LOCAL (ONDE OCORREU?) DATA (QUANDO?)

CAUSA (S) (MOTIVO(S))

PRINCIPAIS NOMES ENVOLVIDOS E COMO TERMINOU?

 

CABANAGEM

 

 

 

 

FARROUPILHA ou GUERRA DOS FARRAPOS

 

 

 

 

SABINADA

 

 

 

 

 

BALAIADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

 

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (Consultar textos do Livro ou da internet):

01. O que foi o Primeiro Reinado?

R: Foi o período da História do Brasil que começa em 1824 com a Independência do Brasil de Portugal, tendo como rei D. Pedro I, e vai até o ano de 1831 quando volta para Portugal e abdica do trono do Brasil.

02. Cite os fatos ou acontecimentos mais importantes do Primeiro Reinado.

R: a) O Reconhecimento externo da Independência do Brasil;

    b) A primeira Constituição brasileira de 1824;

    c) A Confederação do Equador;

    d) A abdicação de D. Pedro I.

03. Portugal não queria aceitar a Independência do Brasil. Porém, para resolver a questão ele (Portugal) fez uam exigência. Explique quall foi.

R: O governo português exigiu o pagamento de uma indenização de dois milhões de libras para aceitar a Independência do Brasil.

04. O governo brasileiro ainda não possuía condições de pagar a quantia em dinheiro exigida por Portugal para aceitar a Independência. De que forma D. Pedro I conseguiu resolver esse problema?

R: Conseguiu o dinheiro emprestado com a Inglaterra para pagar Portugal.

05. A Inglaterra só aceitou ajudar o Brasil por interesse econômico.  O Brasil deveria assinar um acordo ou tratado em 1.825. O que dizia esse tratado? E o de 1.827?

R: O Tratado de 1825 dizia que continuou a valer, por mais 15 anos, a taxa de apenas 15% sobre as mercadorias britânicas importadas pelo Brasil.  No Tratado de 1827 o governo brasileiro  comprometeu-se com o governo britânico a extinguir o tráfico negreiro no prazo de 03 anos.

Questão desafio: 06. Encontre no terceiro parágrafo da pág. 155 do livro um ponto positivo e um ponto negativo do Tratado de 1825. (escreva justificando-se).

Sugestão para resposta: O ponto positivo foi que o tratato de 1825 abriu caminho  para que as demais nações resconhecessem a independência brasileira. O ponto negativo é que, para que isso acontecesse, foi preciso estender a todos os países a mesma tarifa alfandegária de 15% concedida aos ingleses e isso trazia dificuldades financeiras para o governo brasileiro, porque a cobrança de impostos era a principal fonte de renda do Brasil.

 

Escola: ____________________________________– Professor Edmar – História – 8º Ano “A” e “B”

Atividades Complementares sobre o Primeiro Reinado:

I – Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo: (Valor: 0,5 cada)

a)    (   ) – Uma Constituição é a Lei fundamental de um país. Não pode ser desobedecida por ninguém, nem mesmo pelo rei;

b)    (   ) – Entre as normas previstas em uma Constituição estão os direitos e os deveres dos  cidadãos e do Estado;

c)    (   ) -  No Brasil a primeira constituição foi outorgada em 1824;

d)    (   ) – A Constituição brasileira de 1824 foi OUTORGADA. Isso significa que ela foi elaborada e aprovada por representantes do povo eleitos;

e)    (   ) – Uma Constituição PROMULGADA significa que ela significa que ela foi IMPOSTA (obrigada) pela autoridade que governa (IMPERADOR);

f)    (   ) – Na Constituição de 1824 existiam três poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário e Poder Moderador;

g)    (   ) – O Poder Judiciário seria exercido por um Supremo Tribunal, com juízes nomeados pelo imperador;

h)    (   ) – O Poder Moderador seria exercido pelo Imperador e auxiliado por um Conselho de Estado;

i)     (   ) – O Poder Legislativo seria exercido caberia à Assembléia Geral, formada pela Câmara de Deputados e pelo Senado;

j)     (   ) – O Poder Executivo ficou a cargo do Imperador auxiliado por ministros de sua escolha.

II – Leia sobre a Confederação do Equador e preencha o quadro abaixo: (Valor: 3,0)

Onde aconteceu?

Quando Aconteceu?

Motivo

Nomes dos envolvidos

Resultado do conflito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III – O que foi a “Noite das garrafadas” e por que ela aconteceu? (Valor: 2,0)

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESCOLA ESTADUAL _______________ HISTÓRIA – PROFº EDMAR BORGES

NOME:______________ Nº______ DATA: ___/___/_____ TURMA: ______

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO “As Revoluções Inglesas do Século XVII”

(RELACIONE OS TERMOS COM SEUS RESPECTIVOS CONCEITOS COLOCANDO A LETRA CORRESPONDENTE DENTRO DOS PARÊNTESES).

 

(  )-É CONSIDERADO UM DOS DRAMATURGOS MAIS FAMOSOS DO SÉCULO XIII (INGLATERRA), AUTOR DE DIVERSAS OBRAS DE TEATRO, POESIAS E SONETOS, TAIS COMO: Romeu E Julieta;

(  )-DOCUMENTO QUE OS NOBRES INGLESES OBRIGARAM O REI A ASSINAR ONDE LIMITAVA OS PODERES DA COROA;

( )-ASSEMBLÉIA, CONGRESSO OU CÂMARA CONSTITUÍDA POR REPRESENTANTES ELEITOS PELOS CIDADÃOS;

( )-INTENSO CONFLITO OCORRIDO DE 1455 A 1485 ENTRE FAMÍLIAS NOBRES RIVAIS NA DISPUTA PELA POSSE DA COROA INGLESA;

(  )-PODEROSA FAMÍLIA INGLESA QUE SUBIU AO TRONO APÓS A GUERRA DAS DUAS ROSAS;

( )-MEDIDA TOMADA PELO REI INGLÊS HENRIQUE VIII QUE ROMPEU COM A IGREJA COTÓLICA E FEZ COM QUE O PARLAMENTO O PROCLAMASSE CHEFE SUPREMO DA IGREJA INGLESA, CONHECIDA COMO IGREJA ANGLICANA;

( )-REI INGLÊS RESPONSÁVEL PELO ROMPIMENTO COM A IGREJA CATÓLICA;

( )-RAINHA INGLESA QUE SEGUINDO OS PASSOS DO PAI FEZ DE TUDO PARA FORTALECER O PODER REAL E DESENNVOLVER O COMÉRCIO E A INDÚSTRIA NAVAL DA INGLATERRA;

( )-FORMA DE GOVERNO INSTITUÍDO NA INGLATERRA ONDE O REI TEM EM SUAS MÃOS TODOS OS PODERES DO ESTADO;

( )-RAINHA INGLESA QUE FOI A PRIMEIRA ESPOSA DE HENRIQUE VIII, TEVE O SEU CASAMENTO ANULADO PORQUE O REI QUERIA UM HERDEIRO DO SEXO MASCULINO PARA O TRONO;

(    )-REI DA ESPANHA CATÓLICA NA ÉPOCA;

(  )-REI INGLÊS QUE SUBIU AO TRONO APÓS A GUERRA DAS DUAS ROSAS. FUNDADOR DA DISNASTIA TUDOR;

( )-LEI QUE DETERMINAVA QUE AS PROPRIEDADES FOSSEM CERCADAS E OS PRODUTOTES DE LÃ TOMAVAM AS TERRAS DOS CAMPONESES E SUBSTITUÍAM A ATIVIDADE AGRÍCOLA PELA CRIAÇÃO DE OVELHAS;

( )-REI INGLÊS EXECUTADO POR OLIVER CROMWELL LOGO APÓS A REVOLUÇÃO PURITANA DE 1642;

( )-EPISÓDIO OCORRIDO EM 1688 ONDE O PARLAMENTO, APOIADO PELOS COMERCIANTES FINANCISTAS E PROPRIETÁRIOS RURAIS, DEPÔS JAIME II E COLOCOU NO TRONO SEU GENRO GUILHERME DE ORANGE, UM HOLANDÊS PROTESTANTE;

(  )-REI INGLÊS DEPOSTO APÓS A REVOLUÇÃO GLORIOSA, SUBSTITUÍDO PELO SEU GENRO GHILHERME DE ORANGE, UM HOLANDÊS PROTESTANTE.

 

(  )-MEDIDA TOMADA POR OLIVER CROMWELL LOGO APÓS A SUA VITÓRIA NA REVLUÇÃO PURITANA DETERMINANDO QUE MERCADORIAS NEGOCIADAS COM A INGLATERRA SÓ PODERIAM SER TRANSPORTADAS  POR NAVIOS INGLESES OU DOS PAÍSES PRODUTORES;

( )-CONFLITO (Guerra Civil) OCORRIDO NA INGLATERRA EM 1642. DE UM LADO O EXÉRCITO DO REI E DO OUTRO O EXÉRCITO DO PARLAMENTO COMANDADO PELO PURITANO OLIVER CROMWELL QUE VENCE, PRENDE, JULGA E EXECUTA O REI CARLOS I;

( )-LÍDER DO EXÉRCITO DO PARLAMENTO, QUE, DURANTE A REVOLUÇÃO GLORIOSA IMPLANTOU ATO DE NAVEGAÇÃO;

 


 

 

A - Ato de Supremacia;

B - Atos de navegação;

C - Parlamento;

D - Dinastia Tudor;

E - Magna Carta;

F - William Shakespeare;

G - Oliver Cromwell;

H - Revolução Gloriosa

I - Absolutismo;

J - Jaime II;

K - Ato de Supremacia;

L - Lei de Cercamentos

M - Catarina de Aragão;

N - Revolução Puritana;

O - Henrique VIII;

P - Carlos I;

Q - Henrique VII;

R - Carlos V;

S - Elizabeth I;

T - Guerra das Duas Rosas