Cursistas:
· Edmar Borges
· Marizete Borges
· Kálid Chokr
Tema: Jogos virtuais: vício ou aprendizado?
Justificativa:
Ampliar a compreensão de como se dá o processo de utilização dos jogos virtuais na concepção de nossos alunos e professores. Provocar situações e reflexões que possam contribuir de forma positiva em sala de aula para a aquisição de novos conhecimentos e aprimorar os já elaborados.
Objetivo Geral:
Compreender de que forma os jogos virtuais podem contribuir para apreensão de conceitos e enriquecer os conteúdos estudados em sala.
Desenvolvimento ou metodologia:
1º passo: Levar os alunos a STE e solicitar que entrem em qualquer jogo que desejarem (propiciar momentos para que eles possam utilizar vários sites de forma aleatória).
2º passo: Na STE orientar os alunos para que entrem em jogos selecionados (organizar sequência de hiperlinks que os conduzirão em sites com jogos educativos).
3º passo: Conversa com a turma sobre o que aprenderam ao jogarem aleatoriamente e ao jogarem nos jogos selecionados.
4º passo: Aula expositiva com utilização de data-show (conteúdo orientativo) sobre o uso lúdico e, ao mesmo tempo, educacional dos jogos virtuais.
5º passo: Produção e digitalização de um texto por parte desses alunos sobre essa experiência.
Recursos:
Sala de STE, computadores, data-show, tela de projeção e site de jogos virtuais.
Avaliação:
Através da leitura dos textos produzidos pelos alunos, identificar em que situações conseguiram ver as vantagens e desvantagens dos jogos virtuais.